quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Lição 02 (Second lesson)



Plural dos nomes

13. Forma-se o plural dos nomes, acrescentando um s ao singular: the clerk, the clerks; a debt, some debts.

14. Nomes terminados em ch, sh, x, ss e o pedem es para formar o plural: bench, benches; fish, fishes; box, boxes; glass, glasses; negro, negoes.

15. Quando ch final vale k, faz-se o plural com s: monarch, monarchs.

16. Há várias esceções que serão estudas adiante.

Demonstrativos

17. Os adjetivos demonstrativos, em inglês, referem-se sempre a um nome, claro ou já referido, e são:

this
diss
este, esta
           
these
dize
            estes, estas

            that
            dét
            esse, essa, aquele, aquela

those
            dôze
            esses, essas, aqueles, aquelas

18. Os pronomes demonstrativos são, em inglês, invariáveis, e nunca se referem a nome determinado, tendo sempre incluída a ideia de coisa.

           
this
            isto (esta coisa)

            that
            isso, aquilo
            essa ou aquela coisa

            What is this?
            que é isto?

            What is that?
            que é aquilo?

            This is a door; that is a window.
            Isto é uma porta; aquilo é uma janela.

            This book is large.
            Este livro é frande.

            This pen is red.
            Esta caneta é vermelha.

            These boys are good.
            Estes rapazes são bons.

Those clerks are bad.
            Aqueles caixeiros são maus.

19. Verbo to be (tu bi), ser, estar

            Particípio presente
           
            being
            biing
            sendo, estando

            Particípio passado
           
            been
            bin
            sido, estado

            Presente do indicativo
           
I am
eu sou/estou

you are
tu és/estás      

he/she/it is
ele/ela é/está   

we are
nós somos/estamos

you are
vós sois/estais

they are
eles são/estão 
           
Pretérito do indiciativo
           
 I was
eu era/estava

you were
tu eras/estavas

he/she/it was
ele/ela era/estaba

we were
nós éramos/estávamos

you were
vóis éreis/estáveis

they were
eles eram/estavam

20. Este verbo, como auxiliar, junta-se ao particípio passado para formar a voz passiva e ao particípio presente para formar a forma progressiva ou contínua.

            I am praised.
            Eu sou elogiado.

            I am going to school.
            Eu vou (estou indo ) para a escola.

21. Vocabulário

handkerchief
lenço

warehouse
armazém

            string
            cordão, fio

            watch
            relógio

            hat
            chapéu

            goods
            mercadorias

            packet
            pacote

            light
            leve, ligeiro

            heavy
            pesado

            plain
            liso

            busy
            ocupado

            rough
            áspero, rude, feio

            several
            vários, diversos

24. Conversação

Are you busy now?
O senhor está muito ocupado?

I am very busy.
Eu estou muito ocupado.

Were you in a hurry?
O senhor estava com pressa?

I was in a hurry.
Eu estava com pressa.

I am going home.
Eu vou para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário